Os dois produtos cumpriram o prometido nas embalagens. O repelente aplicado na roupa deixou bem longe os insetos. Foi eficaz também no ambiente
Experimentei o repelente Protec, da
Aya Technology, recentemente colocado no mercado e vendido com a promessa de ser eficaz contra picadas de insetos, inclusive do Aedes aegypti. Ele não é para ser aplicado na pele e, sim, na roupa e seu efeito perdura até 20 lavagens, diz a embalagem.
Lavei cinco vezes as peças de roupas nas quais apliquei o produto e o efeito
repelente continuou. Como na região em que resido há muitas árvores, há também muitos insetos, que me obrigavam a usar repelentes e incensos para deixá-los longe da pele. Todas as vezes em que vesti as peças de roupas nas quais apliquei o Protec, não precisei usar nada. Ponto para a Aya Technology.
Como a empresa desenvolvedora do Protec garante que o produto também é eficaz para traças, ácaros, carrapatos e baratas, decidi aplicá-lo na cozinha de minha casa, para ver se afugentava aquele inseto que, nós, mulheres, temos pavor e que vinha aparecendo com uma certa frequência. Apliquei, inclusive, dentro dos armários.
O resultado também me surpreendeu. Desde o dia da aplicação não apareceu nenhuma barata. E tem um perfume agradável. Outro ponto para a Aya Technology.
Testei outro produto que está no portfólio da empresa: o Microbac, desodorizante para tecidos e superfícies para eliminar as bactérias causadoras de chulé e do mau cheiro do suor, fungos e mofos. Pelo menos é isso que diz a embalagem. Apliquei dentro do guarda-roupa para ver se realmente eliminava o mofo, que me deixa irritada a cada vez que abro os armários e pego uma peça de roupa.
Dias depois da aplicação apareceu uma poeira bem grossa no interior do guarda-roupa, algo que nunca tinha acontecido mesmo tendo usado as mil e uma fórmulas e produtos que dizem combater o mofo e fungos nos armários. Acredito que seja efeito do produto. As peças deixaram de ter aquele odor desagradável de roupa mofada. Mais um ponto para a Aya Technology
Explicações
Fui conversar com a engenheira química Fernanda Checchinato, desenvolvedora dos produtos Protec e Microbac e fundadora e CEO da Aya Technology.
Sobre o Protec, ela explicou que é um repelente desenvolvido com o emprego de nanotecnologia e sua base é água e permetrina – que atua no sistema nervoso central dos insetos fazendo com que entrem em estado de paralisia, o chamado efeito “knock down”.
Conforme a engenheira química, o Protec pode ser aplicado em tecidos em geral, pisos, paredes, azulejos, vasos, batente de portas e janelas, livros, barracas de camping, entre outras. “Por ser menos agressivo que outros repelentes do mercado, não provoca alergias e é inofensivo à saúde, podendo ser usado por todas as pessoas expostas ao ataque de insetos como crianças, idosos e gestantes”, acrescenta Fernanda.
Quanto à poeira que apareceu no guarda-roupa após o uso do Microbac, Fernanda afirma que são os microorganismos que foram mortos pela ação do produto. Ela recomendou a reaplicação a cada mês em armários de madeira. Para os que são envernizados ou de fórmica, a frequência é de uma vez a cada dois meses.
"O segredo do Microbac está no princípio ativo e na tecnologia de aderência que criamos", diz a cientista. "Cada partícula do Microbac tem menos de 100 mícrons, algo tão pequeno que só dá para ver em microscópio eletrônico. Com isso, a aderência se dá em nível atômico e o princípio ataca o microorganismo de igual para igual", conta ela.
O bio-desodorizador Microbac combate os mais diferentes microorganismos, como a Salmonela, o Trichophyton mentagrophytes (causador de pé de atleta, micoses e dermatites), a bactéria Staphylococcus aureus – responsável por infecção hospitalar e alimentar, nasofaringite, gastroenterite e pneumonia – e fungos que formam mofo e bolor. “Outra diferença do produto em relação aos convencionais é a tecnologia não migrante, ou seja, mesmo quando aplicado em roupas, o produto não vai para a pele ou para o ambiente”, finaliza a engenheira química.
Por Angela Crespo