A cidade de Macaé , no interior do estado do Rio, é a única que apresenta índice e infestação domiciliar considerado de alto risco, de 4% (40 imóveis com foco do mosquito a cada mil). O alerta foi comunicado pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio dos dados recentes do LIRAa (Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti). A pesquisa foi realizada em 65 cidades, entre os dias 5 e 11 de janeiro.
Ao todo, segundo o levantamento apresentado pela Secretaria de Saúde, 40 municípios estão em estágio de alerta com índices entre 1% e 3,9%. Entre os analisados, Iguaba Grande (3,4%), Paraty (3,3%) e Miracema (3,3%) detêm os maiores índices. A capital do Rio também está em alerta, com 1,2%. Vinte e quatro cidades têm taxas satisfatórias, com infestação pelo Aedes aegypti abaixo de 1%.
Com relação ao mesmo período do ano anterior, 2014 registrou uma diminuição dos municípios com índice de alto risco e alerta. Em janeiro de 2013, dois municípios estavam em alto risco e 46 em estágio de alerta.
Os números foram constestados pela Prefeitura de Macaé. Disse que montou uma tenda no Centro da cidade, na Praça Washington Luiz, que abriga a base operacional dos trabalhos, que vão desde o recebimento de solicitações a ações que buscam eliminar os focos do mosquito transmissor da doença. Em três semanas de trabalho, cerca de 11 mil imóveis foram vistoriados na cidade, entre residenciais, comerciais, terrenos baldios e pontos estratégicos.
De acordo com o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, o Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), que apontou um alto índice de infestação na cidade (4%), apesar de ser um dado sazonal, é um indicador que as ações de prevenção não podem ser deixadas de lado, uma preocupação que vem sendo priorizada pelo governo. "Macaé tem realizado um trabalho sério de mapeamento dos focos, conhecendo onde está a infestação. Fazendo o que tem se feito. Apesar do índice ser alto, o cuidado tem sido maior ainda. Todo o governo está trabalhando em função do combate à dengue. Não estamos omitindo o risco. Por isso a importância de que cada cidadão haja com responsabilidade e ajude a prefeitura a combater os focos. O mosquito está na casa das pessoas e o governo está trabalhando para evitar uma epidemia", afirmou o prefeito.
A Prefeitura informou que abriu canais de comunicação entre a população e a administação. Que os moradores liguem para o Disque Dengue, no número 0800-022-6462 e a página da prefeitura no facebook: facebook.com/prefeiturademacae.
Aya tecidos inteligentes disponibiliza o spray para tecidos onde voce pode usar em carpetes, cortinas, lençois, camisetas, sofás e com isso prevenir que a dengue entre dentro da sua casa, confra nossos produtos!
Fonte da noticia:http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2014/02/casos-de-dengue-colocam-macae-rj-em-situacao-de-alto-risco.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário