A coceira é fruto de uma reação alérgica e de defesa do nosso organismo contra a picada do danado do inseto.
Quando um pernilongo nos pica, um pouco da sua saliva, contendo anticoagulantes, anestésicos e outras substancias, é injetada em nossa pele. Imediatamente, nosso sistema imunológico entra em ação e células "sentinelas", chamadas mastócitos, liberam histamina e outros agentes de defesa para combater a invasão. A histamina eleva a circulação de sangue no local, o que deixa a pele vermelha e inchada, mas também aumenta a presença de células protetores ali, só que um efeito desagradável da histamina é a coceira.
O pior é que , ao coçar a feridinha, a pessoa pode infeccionar o local com bactéria presentes nas unhas. "Quando a reação alérgica é muito intensa, a pessoa deve tomar um anti histaminico ( anti alérgico) para o corpo parar de liberar a histamina", diz a dermatologista paulista Márcia Purceli. Algumas pessoas têm mais suscetibilidade à picada de pernilongo do que outras. "O grau de coceira vai depender do sistema imune de cada um.Tem gente que nem sente coceira" diz o bioquímico Almério de Castro Gomes, da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Fonte: Essa noticia foi retirada da revista Mundo estranho, junho de 2010, edição 100.
Pensando no conforto das pessoas que a AYA TECIDOS INTELIGENTES desenvolveu um tecido repelente de insetos para que você não tenha que se coçar!! verifique no nosso site as camisetas repelente de insetos.
www.aya-tech.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário